Yoga e Meditacao
|4 min read
yogaouioga's avatar
By yogaouioga   |   
0 0 618 (1 Today)
Published:

Yoga e Meditação - A Combinação Perfeita

Somente a ioga oferece muitos benefícios para o corpo; no entanto, combinada com a meditação, a ioga oferece uma poderosa conexão mente-corpo, apoiada por evidências científicas. A capacidade de fundir corpo e mente já existe há muito tempo na história da ioga. De fato, em seu bestseller internacional Eat, Pray, Love , a autora Elizabeth Gilbert conta uma conversa com Ketut Liyer, um curandeiro balineses, sobre a importância de integrar a meditação e ioga na prática diária:


"Por que a ioga sempre parece tão séria? Você faz uma cara tão séria que isso tira a sua energia. Para meditar, só você tem que sorrir. Sorria com seu rosto, sorria com sua mente, e a boa energia virá até você e removerá a energia suja. Sorria também para o seu fígado. Pratique hoje à noite no hotel. Não se apresse, não se esforce demais. Falando sério demais, você vai ficar doente. Você pode chamar a energia certa com um sorriso.


Esta passagem toca o grande poder que a ioga e a meditação podem oferecer ao corpo físico e emocional. Enquanto o foco da ioga em postura e respiração oferece grandes benefícios para o corpo e mente, a adição da meditação é um poderoso golpe para a saúde mental e espiritual. Trabalhar para fortalecer a mente, o corpo e a alma leva a melhorias simultâneas não só físicas, mas também emocionais. Pesquisas têm mostrado que uma relação consistente entre a mente, corpo e espírito de uma pessoa pode ter um efeito direto na saúde do coração, das vias aéreas e da mente.


Yoga-ou-ioga-logo

Melhora a saúde física


Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicin examinou os efeitos combinados da Hatha Yoga e da meditação Omkar em um pequeno grupo de voluntários para avaliar os efeitos da combinação no desempenho cardiorrespiratório, entre outros fatores mensuráveis.


Os pesquisadores constataram que após três meses de prática diária de yoga e meditação, os participantes mostraram uma melhora em seu desempenho cardíaco geral. Além de melhorar a saúde do coração, o exame de sangue também mostrou que os participantes deram positivo para o aumento dos níveis de melatonina.


Estes dados sugerem que a participação regular em yoga e meditação pode aumentar a secreção de melatonina, um hormônio que contribui para a sensação geral de bem-estar do indivíduo e também ajuda a regular os ciclos do sono.


Aumenta o bem-estar emocional


Um pequeno estudo publicado em 2004 no Journal of Clinical Psychology está se preparando para determinar se a combinação de yoga e meditação pode ter um efeito positivo sobre o estresse do cuidador.


Embora tenha sido um pequeno estudo envolvendo apenas 12 participantes, os pesquisadores descobriram que a prática regular de yoga e meditação em conjunto levou a uma redução do estresse do cuidador. Os níveis de estresse dos participantes foram testados antes do estudo e, após seis sessões de um programa chamado Recursos Internos, os dados revelaram "...reduções estatisticamente significativas na depressão e ansiedade e melhorias na percepção de auto-eficácia".


Enquanto os cuidadores podem enfrentar fatores de estresse significativos que interferem no funcionamento físico e emocional, a participação regular em um programa de yoga e meditação pode ser parte de um programa abrangente de autogestão para lidar com o estresse de forma positiva.


Fortalece a conexão entre corpo e mente


A combinação de yoga e meditação não só promove o bem-estar geral, mas também pode ser usada para fortalecer diretamente a conexão entre corpo e mente. Um artigo publicado no Fórum de Enfermeiros e Médicos examinou os efeitos positivos da hatha yoga, meditação e imagens guiadas com os pacientes.


O autor analisou três estudos de caso de prática particular e descobriu que, enquanto a hatha yoga trabalha para criar equilíbrio físico e emocional em um indivíduo, a adição de meditação e imagens guiadas apóia ainda mais esse equilíbrio e trabalha para fortalecer a capacidade do indivíduo de alcançar a auto-atualização. Este processo de auto-realização melhora a conexão geral entre corpo e mente, levando a uma melhor saúde física e emocional.

Comments0
anonymous's avatar
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In