Shop Forum More Submit  Join Login
This is a translated version of this text --> www.deviantart.com/deviation/1…

'Tips on how to give helpful critique'

Permission granted by goblinqueeen

++++++++++++++++++++

Texto escrito por goblinqueeen


Aparentemente cada vez mais, estou percebendo uma desarmonia entre os artistas aqui no DeviantArt em relação ao sistema de críticas. Eu não acho que o artista não queira críticas honestas, eu acredito que seja mais uma falha de comunicação e talvez não seja todo mundo que sabe como dar uma crítica que ajude. Em qualquer caso, eu não acho q machucaria juntar todo esse guia que talvez, possa ajudar a melhorar a comunicação entre os outros.

Agora, eu também não quero parecer uma carregadora da verdade. Esses são apenas alguns pensamentos e técnicas q eu acho q funcionam comigo. Assim como qualquer outro tutorial, vc pode achar algo q possa lhe servir, ou não. Apenas leve o q para vc é útil e deixe o resto para trás.

Crítica. É uma daquelas palavras que a sociedade tomou como uma conotação negativa, e ainda assim, não deveria ser tomada como negativa de forma alguma. No mundo da arte, a idéia de uma crítica é para examinar os elementos formais de uma obra-de-arte em particular. Não há relação alguma com julgar ou determinar seu valor, é apenas uma forma de olhar além do óbvio. É um processo importante na comunidade artística e como lidar com isso devidamente não deve ser visto como algo fácil.

Agora, pessoalmente, eu fui introduzida nesse processo ainda muito nova. No ginásio, havia uma mulher q vinha uma vez ao mês a escola e nos fazia olhar obras e examinar os diferentes elementos envolvidos. Mas é claro que meu nível de entendimento naquela idade não é como é hoje, mas ainda assim, eu sabia o básico e quando me perguntavam, sabia como chegar à critica apropriada.

O que me chamou a atenção é q muitas pessoas que não estão similarmente expostas são relativamente novas no conceito de criticar o trabalhos dos outros. Parece haver alguma tensão ultimamente quando algumas pessoas apresentam as coisas de forma não bem planejadas, irritando artistas, e que por sua vez, ficando irritado e achando q o artista não quer uma critica honesta. Bem, eu não posso dizer por todos, mas eu me conheço e sei q esse não é o caso. Eu quero uma critica honesta, mas eu também aprecio uma que seja feita apropriadamente e que mostre o devido respeito pelo trabalho da mesma forma q é examinado.

Como há muitas pessoas q não entendem a diferença entre esses dois conceitos e muitos ainda não se expuseram de forma apropriada para dar criticas, eu acho q este pequeno guia possa ajudar. Isso é muito importante no DeviantArt se você irá participar no processo de críticas/comentários, pois é melhor compreender por inteiro o q é e o que não é considerado uma boa forma de critica.

Primeiramente e o mais importante, os elementos formais de arte que eu mencionei incluem, mas não são limitados em:

Tema – a idéia, emoção, ou motivo por trás da imagem

Expressão – Como o tema foi trabalhado de uma forma técnica. Quais elementos foram empregados para expressar o tema e o quão bem isso foi expressado.

Linha – como as linhas são usadas na obra, seja de forma literal (as linhas q vc pode ver) ou as q são criadas por objetos ou movimentos direcionais.

Cores – como as cores são usadas na obra, mas não limitadas aos tons (cores quentes como vermelho, laranga, marrom versus cores frias como azul e verde), uso de contraste e complementos, e tb como as cores foram usadas para  chamar a atenção.

Formas – como o artista usou as técnicas para criar uma boa atmosfera e como essas formas então registram e se relacionam umas com as outras.

Repetição – Como as formas, cores, e linhas podem ser repetidas por entre a obra e criar uma unidade, padrão, equilibrio, e/ou ritmo.

Composição – Como os diferentes elementos de uma obra são organizados para dar um efeito especifico  ou sentimento. O inicial estágio da obra.

Equilíbrio – um termo mais surreal, a obra parece ter um bom equilibrio e estar firme aonde está? Os objetos estão centralizados ou todos em um canto? Uma lado parece estar sendo puxado pelo outro?

Direção – de alguma forma relacionado com o equilibrio, como os elementos combinam para criar uma tensão para um ponto no espaço.

Movimento – similar à energia, mas também inclui literalmente o movimento dentro da obra. O quão vivo a obra parece, tanto para trabalhos abstratos, como tb os representativos.

Energia – A dinâmica da obra. Como os diferentes elementos como cor, linha, e padrão criam um estado mais calmo ou energético

Ritmo – como elementos como padrão, repetição, e fluxo trabalham junto para criar um único sentimento num todo.

Fluxo – como os olhos se movem pela obra e quão bem os diferentes elementos se relacionam.

Foco – Como o artista se utilizou dos elementos para guiar o espectador para o espaço principal.

Profundidade do campo – como o foco foi ajustado para criar a profundidade da obra. Ex: objetos q estão próximos são mais/menos focados do que os objetos distantes.

Emoção – também relacionado ao tema, mas o nível de emoção ou a idéia da obra. Também a correspondência dessa emoção pelos espectadores.

Simbolismo – elementos de uma obra q envolve o contexto por trás da obra. São as coisas q aparecem à primeira vista, mas elas podem ser representações de uma idéia, pessoa ou emoção.

Iconografia – um tipo de simbolismo relacionado a uma imagem ou objeto especifico que o espectador usa para entender a obra.  Por exemplo, colocando um coração sobre a cabeça de uma pessoa seria a iconografia referente ao amor.

Como um artista escolhe usar esses elementos deve ser o ponto principal, seja por um assunto pessoal, estilo, etc...A seguir vão umas dicas de como manter esse foco.

1) a critica não é apenas sobre o q está ‘errado’ na obra. Esse é um infeliz erro q eu tenho visto muito frequentemente.  Simplesmente apontar cada coisa q vc considera ser um defeito na obra não é uma boa critica. Uma boa crítica é balanceada e envolve muitos ou então todos os elementos formais, expressando o bom e o ruim, o q parece bom e o q não parece. Isso pode parecer muito politicamente correto para alguns, mas se vc se focar no negativo, a pessoa q vc está tentando ajudar irá excluí-lo sem compreender seu real objetivo, dessa forma, nenhum dos dois são favorecidos. Lembre-se de q isso é algo q provavelmente uma pessoa gastou horas para fazer e compreensivelmente, pode se apegar à obra e o artista vê algo bom, mas se tudo o q vc tem a dizer são apenas coisas negativas, ele pode não dar crédito à suas observações. Uma avaliação balanceada é a melhor e mais apropriada investida. Tente mencionar os elementos q vc acha q foram bem trabalhados e em seguida os q vc sentiu q poderiam ser trabalhados melhor.

2) Lembre-se de deixar seu gosto pessoal para trás. Se você for avaliar uma obra de arte, vc deve ser capaz de se aproximar de um ponto de vista neutro. Se vc não não dá valor à um gênero ou estilo especifico, para dar uma boa critica, isso deve ficar para trás. Isso não quer dizer q não lhe dá o direito de opinar, mas acredito q o artista está ciente de q há alguns q não irão dar valor ao o estilo/gênero do trabalho dele então não há motivo para dizer novamente. Como mencionado anteriormente, vc quer q a pessoa seja receptiva sobre o q vc tem a dizer. E se vc começar com o preconceito óbvio, provavelmente todo o resto q vc for dizer perderá seu crédito. Novamente, isso não é de nenhuma ajuda e acaba com o objetivo da critica.

3) Seja construtivo com suas criticas. Infelizmente, essa é uma area muito ambigua. Como dizer q algo está ruim de uma boa forma? Bem, para começar, dizer q algo está ‘feio’, irritante’ e /ou ‘ruim’ não é construtivo. Não ajuda o artista em nada. Novamente, o objetivo máximo é o de ajudar a pessoa e vc está oferecendo seu tempo para isso, mas se tudo o q vc faz é desmerecer o trabalho q fez com tanto esforço, é muito improvável q o ouça. Se cada vez q vc acha q está faltando algo na obra, é muito melhor vc se focar em porquê está faltando algo e se expressar dessa forma. Dizer q a cor está muito brilhante é muito mais útil do q dizer q está feio ou errado. Ao se focar na fonte do seu instinto, vc está ajudando o artista porque é muito mais difícil, se não impossível, para eles de adivinhar o q vc está tentando dizer.

4) Similarmente, tente ser honesto. É muito bom ser educado, mas também não ao ponto de não ser sincero. Não deixe para trás sua opinião, mas apenas tenha em mente como vc gostaria de receber uma opinião se vc estivesse no lugar do artista em questão.

5)  E também especialmente aqui no DeviantArt, há o nível de crítica q o artista indica q quer. Obviamente, se está dizendo ‘Do not critique’ (Não critique), eles não querem ser criticados por muitas possíveis razões. Se eles pedem por ‘Advanced critique’ (críticas avançadas), então mande bala, mas tenha em mente de que vc deve ser educado fazendo isso. O mais ambíguo é a opção ‘Critique welcome’ (criticas bem-vindas). Tenha em mente, este é o único termo mediano q o deviantArt aplicou. Enquanto a pessoa não está pedindo para vc se limitar a comentar sobre a obra, ele tb não está especificamente pedindo por eles. Tenha isso em mente.  

6) Use a maturidade e elabore seus comentários. Mas claro, isso varia conforme a idade do artista q fez a obra, mas se vc está avaliando um nu artístico, no bom consenso então não é bom fazer piadas sobre partes do corpo, etc. Compreensivelmente, a forma mais natural de se expressar quando se está nervoso ou inconfortável sobre algo é fazer uma piada, mas pense primeiro se é apropriado ou não faze-lo. Se não for, é melhor não dizer nada.

7) Não há problema algum em não dizer nada. Se vc simplesmente não gosta do gênero anime, ou abstrato, expressionista, ou retratos e vc acha q não consegue comentar sem q os preconceitos o influenciem, está perfeitamente certo em não dizer nada a respeito da obra. Ter uma opinião não quer dizer q vc deve expressa-la toda hora. Como mencionado anteriormente, o artista já sabe q há pessoas q não têm os mesmos interesses q ele.  

8) Prepare-se, pois artistas podem não concordar com você. Mas isso não quer dizer q eles não respeitam sua opinião, mas da mesma forma q vc não concorda com as escolhas q eles fizeram, eles podem não concordar com as suas. E no fim, arte é muito subjetiva e cada um tem seu próprio gosto. Você pode oferecer uma sugestão, mas não leve para o lado pessoal caso o artista decida ir contra. Não é pq eles não estão dispostos a ouvir, mas eles simplesmente não concordam com a sugestão em particular. Lembre-se q tudo o q vc está oferecendo é uma opinião. Podem ser oferecidas muitas opiniões, mas no fim, é apenas uma opinião e é o artista q dá a palavra final.

9) Não tente julgar o ‘valor’ à forma de expressão q foi escolhida. Há muitas formas diferentes de arte por aí, algumas eu gosto, outras nem tanto, mas se não for de mal algum aos outros, então eu não tenho direito de dizer se é ou não ‘arte’. Alguém pode escolher diferentes formas de expressão, mas isso não faz com q o sentimento q ele está expressando tenha menos valor.    

10) Tente ver o nível e idade do artista. No DeviantArt, há pessoas de todas as idades e níveis. A escala abrange desde profissionais à amadores até pessoas q simplesmente desenham por hobby. Talvez vc queira ser menos duro com um garoto de 12 anos ou alguém q está fazendo arte por diversão ao invés de alguém q aspira pela carreira profissional e está tentando superar suas capacidades.  

11) Mostre q vc sabe o q está dizendo. Não é uma necessidade, mas seria bom se vc pudesse ver q a pessoa oferecendo a opinião, sabe do q está dizendo e pode demonstrar com seu próprio trabalho. Como eu disse, não é uma necessidade, mas eu sempre achei muito mais receptivo aceitar sugestões de professores ou outros artistas q eu respeito. Mostra q eles entendem o q estão dizendo seja na teoria como tb na pratica.

12) Não use, eu repito, não use o espaço de criticas e comentários para fazer propaganda do seu próprio trabalho. Isso é algo extremamente ruim. É como entrar na galeria de alguém e ir distribuindo folhetos para se promover , como fazer propaganda para o casamento de alguém para ter mais convidados e deixar a noiva feliz, isso simplesmente não funciona. Mencionar q vc trabalhou um tema/personagem semelhante ou até comparando e contrastando os dois é geralmente aceitável, mas usar o espaço para linkar o seu próprio trabalho é desrespeitoso. Obviamente, se o artista está interessado (como eu espero q estejam, já q eu sempre estou interessada em ver como outros artistas trabalharam um mesmo tema), eles podem vir e olhar a sua galeria, mas não é nada educado impor isso.

13) Se vc vai fazer uma pergunta, respeite o tempo do artista e leia a descrição antes. Numa estatística, de 9 entre 10, geralmente a sua pergunta já foi respondida lá. Afinal, o artista foi generoso o suficiente para oferecer todas as informações q vc pode precisar para entender melhor a obra, se vc ignorar a descrição, então vc está mostrando desrespeito pelo tempo q foi gasto pelos artistas e o tempo q estão gastando respondendo novamente.

Agora, no fim, estas são apenas algumas sugestões para ajudar vc e a pessoa q vc está criticando. Assim como a critica, vc pode concordar ou não com algumas e finalmente, como vc lida com isso está nas suas mãos. Estas são minhas próprias observações e coisas q eu achei úteis pelos dois pontos de vista. Talvez essas dicas se provem úteis para você ou talvez não, mas é algo para se pensar a respeito mesmo assim.
Texto escrito por :icongoblinqueeen:

++++++++++++++++++++++++

Bem, provavelmente deve ter alguém se perguntando pq eu traduzo esses textos ^^;
São leituras muito importantes, e q muitas vezes passam despercebidas, pq afinal, muitos estão aqui geralmente para ver imagens, fotografias, etc.
E como também há muitas pessoas q não sabem inglês é sempre bom passar esses textos adiante.
Espero q essas dicas ajudem, assim como vem me ajudando.
Add a Comment:
 
:iconisis-m:
Isis-M Featured By Owner Jun 17, 2009  Professional Interface Designer
Obrigada pela tradução, foi uma das coisas mais legais que eu já li aqui no dA! =)
Reply
:iconjowfr:
jowFR Featured By Owner Jun 21, 2008  Professional Digital Artist
fico no mesmo dilema q a nanhuei está: "como dar críticas sem magoar a pessoa?"

mas falar de forma educada e nao sendo um radical resolve boa parte do problema^^


obrigado pelos textos traduzidos ;D


"Quando ouvir o som de cascos, pense em cavalos e não em zebras!" gostei disso...me parece bem otimista^^
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Jun 22, 2008
criticar é um processo um tanto delicado.
mas a 'critica' pode ser substituida com 'dar uma dica'
é facil apontar erros, mas dizer onde está errado e em seguida conseguir explicar o q pode ser feito para melhorar é algo q poucos conseguem.
Depende muito também da disposição de cada um de querer ouvir conselhos.
Têm muita gente q vem dizendo: 'olha q da hora esse meu desenho!' aí vc vê claramente q o desenho tem muito o q melhorar, mas ainda assim vc não pode dizer muito senão a pessoa se sente ofendida ou desmotivada e ate q desiste.
Acontece bastante, mas quando uma pessoa tem maturidade e consciencia suficiente de q tem q estar sempre melhorando, dar e receber uma critica construtiva é sempre uma boa experiencia.
Reply
:iconjowfr:
jowFR Featured By Owner Jun 22, 2008  Professional Digital Artist
"mas quando uma pessoa tem maturidade e consciencia suficiente de q tem q estar sempre melhorando" (2)


exatemante...maturidade^^
Reply
:iconmr-dark:
mr-dark Featured By Owner Oct 7, 2007
Primeiro, os parabêns a GoblinQueeen pelo o ótimo texto e a você também ^^ por se preocupar em traduzir um texto tão logo para que outro pudessem ter acesso =]~~
Gostei bastante do texto, me deu uma boa idéia do que eu ando fazendo de errado em criticar/comentar nos trabalhos dos outro.
Sabe...quando eu entrei no DA, eu comecei fazendo uma críticas mais realistas dos trabalhos de alguns artistas que eu visitava, alguns aceitava muito bem e agradecia, mas muitos outros, achavam ruim. [isso que eu acho meio errado, muito não gostam de ouvir que existe alguns erros no seus trabalho, só querem ter elogios...eu intendo, mas poxa...vamos lá, ne?]
Ai depois eu comecei a fazer críticas mais como: "wow que desenho bonito", "ficou muito bom" ou "adorei seu desenho". Tenho que dizer que as vezes não sou muito sincero, existe erros que eu gostaria de dizer para esse artista poder melhorar as suas arte, mas eu me sinto meio que obrigado em não dizer, pois sei que ele não vai gostar, mesmo falando da melhor maneira possível =/

Depois de ler e refletir melhor de como criticar uma obra, eu decidi que vou voltar a criticar da maneira "certa", pois não acho justo comigo ter que mentir as vezes só para agradar o ego dos outros. Agora irei elogiar, claro, pelo esforço da pessoa, mas se tiver comentar algo construtivo para que ele posso melhorar, irei falar ^^

Agradeço a você novamente por traduzir um texto desse que me ajudou bastante e por dar esse espaço para as pessoas poderem comentar =]~~
Reply
:iconmagcolor:
magcolor Featured By Owner Nov 25, 2007  Professional Digital Artist
é, artistas e artistas
geralmente fica uma coisa assim
me elogia q eu te elogio
aih não dá...
melhor cirtiticar um pokin
e debater ;D
Reply
:iconmagcolor:
magcolor Featured By Owner Oct 1, 2007  Professional Digital Artist
é, geralmente as criticas são, muitas delas no pejorativo

a critica construtiva é o melhor fundamento, pois ela denota

o 'erro', e também mostra para o artista como ele pode melhorar

abrindo seus horizontes, saindo daquele ponto de vista, ou não mas

assim todos crescem e nossa cultura fica mais forte

parabens, esta muito bem escrito.
abraco
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Oct 1, 2007
valeu.
bem, o texto em si não fui quem escrevi. eu apenas traduzi :)
Quanto ao 'erro', ele realmente mostra aonde um artista pode melhorar, mas depende muito do q as pessoas entendem por 'erro'.
Muitas vezes um artista deforma e cria algo novo, e pessoas mais inflexiveis podem interpretar isso como um erro.
Reply
:iconmauriliodna:
mauriliodna Featured By Owner May 10, 2007  Professional Traditional Artist
Meu, tem muuuuutos comentarios aqui e eu até li alguns, mas parei pq se não vou demorar mais do q vc demorou pra traduzir, hhehehhe. Por isso, se eu comentar ou perguntar algo a já fizeram, desculpe. Como era um texto longo, guardei no favoritos pra ler depois, com calma, e foi o q fiz hj.

Faltava mesmo, principalmente pra mim, varias informações q vc traduziu aqui, e quanto a isso só posso agradecer. Eu conhecia alguns dos elementos citados para analizar as obras, mas outros vieram muito a calhar. Tbm porcurava seguir as regras de etiqueta ao escrever, mas era de maneira bem instintiva, o q m fazia cometer varios deslizes. Ou seja, mais coisas q apendi.

Só achei q o termo "balanço"não foi o mais apropriado. O termo usado em inglês, BALANCE, está mais para EQUILÍBRIO em português. Pelo menos pra mim faz bem mais sentido.

Contudo, o valor didático desse texto é enorme. Vou postar um comentario no meu Journal para meus amigos e alunos lerem. A palavra deve ser disseminada!!!!! E espero ter usado bem o conteúdo do texto, visto q esta é a primeira CRÍTICA q faço depois da leitura, heheheh.

Parabéns!
Abs.
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner May 10, 2007
opa! pode deixar q eu corrijo lá :)
tem horas q as palavras me escapam da cabeça mesmo XD pensar demais em outra lingua dá nisso hehehe
Tem horas q eu estou escrevendo um texto qualquer e fico intercalando entre o ingles e o portugues
O texto é ótimo por passar esses termos e conteudos artisticos. é algo q abranje todas as vertentes da arte.^^
Reply
:iconmaurojamesk:
MauroJamesK Featured By Owner Apr 22, 2007  Hobbyist Traditional Artist
Nossa cara...q legal...belissima iniciativa
Vlew por esse material o/
Reply
:iconrenata-young:
renata-young Featured By Owner Apr 20, 2007
Muito obrigada por postar isso aqui, traduzido. Eu mesma lí esse texto da Goblin há algum tempo atrás por via de um blog e adorei! Muito útil para todos, principalmente aqui no DA!! XD
Obrigada mesmo!
(obs: um fav pra esse, com certeza)
Reply
:iconnanhuei:
nanhuei Featured By Owner Apr 16, 2007   Photographer
Muito obrigada por distribuir mais conhecimento aos caros deviants brazucas...
Se não fosse pela sua divulgação do trabalho de globinqueeen (q aliás merece mais do q nunca os parabéns tb), talvez eu nem tenha visto o texto dela...

Geralmente me sinto confortável em relação a criticar o trabalho dos outros. Talvez seja difícil às vezes traçar um limite entre gosto pessoal e conhecimento sobre a forma de expressão artística, mas sempre tentei dizer ao artista as partes que achei boas, criativas ou bem conduzidas, e também partes que achei que poderiam ser desenhadas, pintadas de outra forma.

O meu único e maior problema q venho enfrentando com relação a dar críticas é sobre artistas queridos e próximos a mim... Sei que nem sempre dar uma crítica é obrigatório e desejado por artistas no deviantart, mas e quando algum amigo ou pessoa próxima a vc te pede uma opinião? Eu geralmente fico naquele dilema: como dar críticas sem magoar a pessoa? Mtas vezes tb acabo esquecendo que meus gostos artísticos não deveriam afetar minha crítica, e simplesmente às vezes vc sente que o desenho/pintura/o que for não está sendo retratado com 100% do esforço da pessoa (bom, tende-se a conhecer bem o jeito q um amigo costuma desenhar e quais desenhos são frutos de maior empenho dele, não?).
Acabo geralmente magoando as pessoas mais próximas, msm tentando equilibrar os elogios e as sugestões de melhorias... parece que os amigos tendem a focar mais no lado "negativo" por assim dizer e transformar o q era pra ser algo construtivo em motivo de mágoa e desânimo... Bom, tb sempre fui contra apenas elogiar alguém só porque ela é minha amiga, sabendo que ela poderia adotar algumas sugestões como experiência pra melhorar suas artes.

Enfim, esse texto deu muito o q refletir pra mim, e relamente, parabéns a vc e a autora pelo empenho em tornar essa comunidade mais coerente e agradável!

+fav =3
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 16, 2007
Olá ^^

Poxa! q bom q o texto pôde ajudar :)
Sempre q tiver algum outro texto interessante eu vejo se consigo traduzir e colocar por aqui

Sobre dar criticas ao amigos, eu entendo o q vc quer dizer hehe :)
é sempre um assunto mais delicado. Mas com jeitinho sempre dá pra driblar esses problemas em relação á critica.
Aí já depende muito de cada pessoa. Quando ela realmente está disposta a ouvir sugestões e aonde pode mudar, é bem mais fácil se expressar.
o problema é quando é algo mais da boca pra fora e na verdade o q a pessoa espera são apenas elogios. é por isso q muitas vezes as pessoas vêem mais pelo lado negativo das coisas.
Mas quando eu vou dar uma sugestão a um desenho, por exemplo, eu só vou criticar o q eu sei q ele pode estar trabalhando em cima na medida q ele pode (não vou pedir para um artista explorar a perspectiva quando a anatomia ainda não está bem firmada). Você diz o q pode mudar, mas tb elogia o q foi bem feito pq realmente merece reconhecimento pelo trabalho e dedicação. ^^
Reply
:iconnanhuei:
nanhuei Featured By Owner Apr 17, 2007   Photographer
=3
Brigada pelas dicas!

A verdade eh q tb nao sou nenhuma profissional ou artista, as vezes ate acho q nem tinha muita razao pra dizer o q poderia ser melhorado ou nao pra uma pessoa q desenha/pinta/etc melhor q eu.... ehehe

Nessas horas um pouco de auto-critica tb e bom, nao e? eheheh
Reply
:iconpgushi:
pgushi Featured By Owner Apr 11, 2007  Hobbyist General Artist
Fantastico, Elisa xdddd

Pena q tem muita gente q precisa ler esse artigo q provavelmente vai se fazer de morto.

Fazer o q ne? Sao os velhos problemas de ego.

Mandou bem, a gente se ve no fds
Reply
:iconduducaico:
duducaico Featured By Owner Apr 5, 2007  Hobbyist Digital Artist
Eu jah tinha visto esse texto da goblinqueen mas obg por ter traduzido! ^^"
Realmente ajuda mto
Reply
:iconestivador:
estivador Featured By Owner Apr 4, 2007  Professional Digital Artist
waaa =D nossa, um otimo trabalho traduzir isso, v c naum tira ele da gallery XD eu parei tudo pra ler ele XDDD

eu adorei a explicação da garota, eh meio tutorial, meio opiniaum propria, mas muito boa, as vezes, os comentarios "mau feitos" q algumas pessoas fazem , acabam dando uma falsa impressaum d q o artista eh um louco egocentrico q soh quer elogios e naum aceita criticas e q nem agradeçe os elogios! ... perai, tem gente assim mesmo >.> ... maaaaaaaaaaaaaass eu ainda acho q muita gente eh mau interpretada =P

a autora ai, em um respeito muito grande pela produção artistica alheia, isso eh muito bom, mas eh tudo meio serio, claro q eh bom ela tratar do asunto assim, mas.. um problema q eu vejo tb, eh q, tem gente q trata o proprio com uma seriedade muito grande, naum soh no campo dos desenhos mas, gente q escreve, ou eh musico... eu acho q eh bom a pessoa ter um poco d "naum levar a serio" o q faz, e passar um poco isso pras pessoas q estaum vendo, assim elas ficam mais tranquilas pra dizer algo XDDDD
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 4, 2007
Isso é verdade. tem gente q leva cada trabalho pra um outro nível de seriedade O.o'' um treco bizarro!
Uma vez eu tinha feito uma animação muito tosquinha q tinha ido pro Top favoritos no ano passado e o cara me veio filosofar sobre pq o q eu fiz não era arte, e essas coisas. é de deixar qualquer um pasmo XD
hah! loucos egocentricos é o q não falta nesse mundo ¬¬
Reply
:iconestivador:
estivador Featured By Owner Apr 4, 2007  Professional Digital Artist
hauahauhau

eu acho q lembro dessa animação XD

mas tem gente estranha por ai viu =P
Reply
:icondanielhdr:
danielhdr Featured By Owner Apr 4, 2007  Professional Traditional Artist
hehehehe, cara, muito tri!
Reply
:iconrisca-risca:
risca-risca Featured By Owner Apr 3, 2007
É... eu tinha lido em inglês e acho de extrema utilidade! Parabéns pela tradução, Erica! ^_^ Ajuda muita gente.

Você sabe se podemos divulgar esse texto em fóruns, e-mails e etc?
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 4, 2007
érica? O.o''....
Bem, pode divulgar esse texto sim, mas sem esquecer de dar os créditos ao autor do texto.
Reply
:iconrisca-risca:
risca-risca Featured By Owner Apr 4, 2007
Sim, senhora!
E desculpa de novo! XD
Reply
:iconrisca-risca:
risca-risca Featured By Owner Apr 3, 2007
AH! E eu errei seu nome, não sei porquê (freud explica, hahaha! XD). Mil desculpas, Elisa-sama! x_x
Reply
:iconmude:
mude Featured By Owner Apr 3, 2007  Professional General Artist
Bom texto, espero que usem, e que muitos leiam ele, e que aprendam com ele.
Reply
:iconmude:
mude Featured By Owner Apr 3, 2007  Professional General Artist
Bom texto, espero que usem, e que muitos leiam ele, e que aprendam com ele.
Reply
:iconbypipa:
byPiPa Featured By Owner Apr 3, 2007
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito útil :clap:
Reply
:iconhanatsukiko:
HanaTsukiko Featured By Owner Apr 3, 2007  Hobbyist Digital Artist
I speak Spanish but I read everything, it is true that is a very interesting text. There are things that I didn't know, thanks so much for translating it =)
Reply
:iconiumazark:
iumazark Featured By Owner Apr 3, 2007  Professional Digital Artist
adorei... nossa isso ai vai concerteza ajudar muita gente i kem sabe tornar u DA um lugar de mais respeito i compreençao ajudando a TODOS a terem u seu espacinho , respeito i ajuda
i sobre a sua traduçao , vai ai um obrigado-parabens pela preocupaçao com gente ki nao lê ,como eu (demoraria anos pra entender isso) é um lado solidario da sua parte ki eu gostei muito
Reply
:iconmel13:
Mel13 Featured By Owner Apr 3, 2007  Professional Filmographer
Mto bom esse texto q vc traduziu ^^
Obrigada =D
Reply
:iconjohnkillinger:
JohnKillinger Featured By Owner Apr 3, 2007  Professional General Artist
why did u write this in spanish?
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
well, it's not everyone that know english, so I trasnlated this text to -portuguese-.
The text itself is very interesting, so it's good to pass it foward.
Reply
:iconfreelancemanga:
freelancemanga Featured By Owner Apr 3, 2007  Hobbyist Digital Artist
Ficou muito boa a tradu'c~ao, tanto que de principio achei que o original fosse este mesmo XD

Tem uma dicas muito boas ai, acho que uns expemplos de comentarios curtos, medios e longos teria ajudado tb.

Emfim, 'e um vicio americano ser viciado em estatisticas, entao os favs, pageviews e watchers sempre v~ao ter alguma influencia XD

Mas tem um lado bom tb. Tem gente que se esforca muito para melhorar e n~ao passar tanta vergonha (eu principalmente, lol). Sempre me inspiro vendo os trabalhos dos outros, principalmente dos amigos. Para mim meio que se torna uma competi'c~ao para eu tentar melhorar (competic~ao amigavel, 'e claro!). Sempre acabo "perdendo", mas ganho porque acabo fazendo mais amigos e aprendendo tecnicas novas.

Minha maior preocupa'c~ao memso 'e que eu esteja ficando velho demais para isso T_T

Mas desculpe por sair numa tangente -_-'
Vou ver se uso as dicas para melhorar meus comentarios!

Valeu!
Ronaldo
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
valeu ronaldo ^^
realmente postar os desenhos aqui é uma motivação para se continuar praticando.
o ruim é quando, como vc mesmo disse, se torna uma competição não amigável. e logo faz a pessoa só tentar ver o lado negativo das coisas.

Q isso ronaldo! a vida é uma criança XD
vc tem mais uns bons anos pela frente pra continuar desenhando :P
Reply
:iconrm-tosca:
rm-tosca Featured By Owner Apr 3, 2007
esse texto é muito interessant pq além de direcionar uma pessoa a como criticar alguém, tb "ensina" a recebê-la. crítica e opinião andam juntas, mas eu acho que não devem ser confundidas.. mesmo numa crítica, deve-se usar algo racional, ou conceitual (sempre levando em consideração que a arte é algo subjetivo), pois não se critica uma idéia, e sim a forma como foi exposta, certo? (e mesmo nisso, é impossível não opinar pessoalmente, pois cada qual tem seu estilo, sua forma de expor sua idéia)
e quanto a educação, essa realmente não ficou para todos. uma coisa é criticar, outra é tentar destruir ou tentar se mostrar superior a alguém. é bom sempre lembrar que a critica serve para tentar ajudar o outro a melhorar ^^
adorei o texto e me fez refletir sobre muitas coisas, eu espero eu ter melhorado a minha maneira de agir.
valeu a tradução =)
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
hehehe realmente o gosto pessoal é algo dificil de deixar de lado, mas a gente faz o q pode na medida do possivel XP
Reply
:iconstar-clair:
Star-Clair Featured By Owner Apr 3, 2007
CARAAAAAAAAAAMBA!!! O.O
Que complicado, vixi! ^^"
Devo lhe dar os parabéns por ter traduzido um texto tão grande e principalmente profundo quanto à crítica artística profissional. =)
Mas pessoalmente, gosto mesmo do DA mais como um "playground" do que como um "museu de arte". Tenho consciencia de que não sei desenhar nada (meu próprio avatar e o Shingo podem confirmar isso XD~ ) e uso isso aqui como uma ótima forma de aliviar o stress através do rabisco de caderno caricaturado, das fotos despretensiosas de bichinhos, do que há de humor no que é tosco e me remete à infância. Assim que eu acho o DA mais legal! =) Expressão livre de compromisso artístico é o que há!
Mas JAMAIS fiz comentários depreciativos na obra de ninguém! ...E tbm costumo usar um simples "cute" de vez em quando por aí; ou pq não sei inglês ou por preguiça de escrever mesmo; mas só se eu realmente achar "cute"!
Ah! Tbm agradeço pela sorte de ninguém ter xingado sério meus rabiscos por aí e nem detonado pra valer as músicas breguíssimas antigas que as vezes boto no journal. ^^"
E é isso aí... =) Relaxa, gente. Internet de comunidades foi feita pra gente se divertir respeitando o outro, não pra se estressar! ;)
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
hehehe
eu conheço muito amigos q tb desenham só por hobby e e mesmo sendo hobby desenham muito bem :)
Mas tb só conseguem desenhar bem por ser hobby... :XD:
E eu respeito isso, pq realmente trabalhar nessa área está longe de ser um mar de rosas @_@

a parte triste dos comentários é q internet e respeito tem sido termos q não ocupam o mesmo espaço :/
Mas é sempre bom saber q muita gente ainda sabe respeitar ^^
Reply
:iconksteinhoff:
KSteinhoff Featured By Owner Apr 3, 2007
outro texto muito interessante /o/

realmente é bom que você traduza eles, pra mim, em particular, não é problema estar em inglês, mas se não fosse por você nunca saberia desses Textos õ.o (nem eu e talvez nem bem mais gente =3 )
Reply
:iconmutenroushi:
Mutenroushi Featured By Owner Apr 3, 2007
Nossa, obrigado pelo trabalho Elisa! Esse tipo de texto ajuda tanto nós artístas "wanna be" como o pessoal que trata o DA como orkut!
Sempre fico chateado quando destrincho uma obra apontando qualidades e defeitos nas cores, composição, anatomia e tal, e acabo recebendo uma resposta de uma linha do tipo "não vou imprimir mesmo" ou "ela tem peitos gigantes porque faz parte da história dela" ¬¬"
E este texto também ajuda a esclarecer termos técnicos que muia gente não explora ou entende. Brigadão Elisa! FAV!
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
espero q possa ajudar ^^
Bem, quanto aos comentários mal respondidos, bem, aí depende de cada artista.
Eu já cheguei a receber comentarios bem técnico e interessantes, mas realmente eu não sei como responder, além de 'obrigada pelas sugestões' O.o ''....
sobre o lance de 'faz parte de história do personagem' é um fato :XD:
todo personagem tem seu contexto, e talvez a falha do artista tenha sido não especificar isso na descrição para evitar q parece um 'erro'. Por exemplo, quando eu crio alguma mulher com uma proporção diferente, é pq eu quero q seja dessa forma, e não pq eu arrei na construção do corpo.
Reply
:iconlore-17:
LORE-17 Featured By Owner Apr 3, 2007
Gracias a ti estoy aprendiendo protugues; y tienes razon siempre que comento en algo procuro utilizar esos terminos.
Thanks to you I'm learning portugues and your right; everytime I comment on something I try to make it significnat.
(I couldn't translate that word by word it wouldn't have made sense but I think you can get it.)
Reply
:icongisaiagami:
gisaiagami Featured By Owner Apr 3, 2007  Student Traditional Artist
parabens
otimo texto
Reply
:iconraulex:
raulex Featured By Owner Apr 3, 2007
mto legal o texto
gostei bastante da sua iniciativa
um texto como esse em ingles nao seria pra mim nao
entao como um bom leigo em ingles agradeço a traduçao
=D
agora so uma duvida a palavra profundeza existe?
eu nao sei eu sempre tratei por profundidade e nunca ouvi profundeza
mais sei la so uma duvida mesmo nada de mais

e mais uma vez meus parabens ae
=*
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
profundeza existe! hehe
mas é melhro eu colocar como profundidade mesmo :P
tem horas q eu penso tanto em inglês q as palavras em portugues me escapam @_@
valeu ae!
Reply
:iconraulex:
raulex Featured By Owner Apr 3, 2007
haha eu preciso mtoooo aprofunda meu ingles eu manjo mtoooooooo pokinho
=*
Reply
:icontidi-lebre:
Tidi-Lebre Featured By Owner Apr 3, 2007
Adorei, aliás, adoro todos esses textos que vc traduz porque são sempre interessantes e eu não iria conseguir ler porque não sei inglÊs :) Mas falar desse negócio de críticas no DA é outra coisa polêmica... Certo dia, eu tava passeando, e achei um desenho muito simples, pintado com lápis de cor de maneira bem riscada e cheio de erros anatômicos. Havia 5 comentários e o último deles depreciava totalmente a artista, dizia que ela devia aprender a pegar no lápis porque o desenho tava um lixo e que a pessoa não tinha um pingo de talento e blá blá bla... Bom, de cara eu vi pelo desenho que havia muitas chances da desenhista em questão ter menos de 15 anos, então fui no site dela e , dito e feito, treze anos. Daí fui no DA da dita cuja que comentou isso e observei os desenhos... A maioria eram fotos, mas digamos que os desenhos que havia não eram uma lindeza...E acho que tinha 17, bem mais que a outra. Bom deixei isso pra lá, e fui no desenho da outra e expliquei que realmente o desenho não tava lá essas coisas, mas que a idéia p/ composição era interessante que devia explorar isso e aquilo e que não se preocupasse porque ela tinha apenas 13 anos e que havia tempo demais para evoluir o traço e provar sim que poderia desenhar maravilhas.Bastava se empenhar e tal... Depois, ela respondeu meu comentário dizendo: "você fez o meu dia! eu estava tão triste com o outro comentário que fiquei até sem palavras, mas você fez eu recuperar meu ânimo, obrigada." E isso foi apenas uns dos casos que já vi aqui.
É estranho como as pessoas comentam cute e bonito sem nem sentir... As vezes nem tá tão cute nem tão lindo assim , e pelo gosto normal e favoritos do comentarista, a gente vê que o comentário não parece condizer com o gosto.... Daí eu paro e penso... O que é que há? Auto-promoção? Contar pontos? Amizade?
E o pobre ser contaminado com esses comentários vive num mundo de sonhos em que todos dizem que ele desenha demais, sem desenhar... Tudo bem, eu já comentei isso em desenhos que acho que poderiam ser melhor, mas dizer isso O TEMPO TODO faz mal...Eu não sei... eu sou contra o critique discourage... Se o comentário não serve para criticar , serve para quê? Pra iludibriar? Temos que mentir quando está ruim? Porque não evitar o comentário de vez? Tá certo, deveríamos falar apenas dos pontos bons nessa opção. Mas aí, estejamos ciente que nesse caso , a palavra crítica tomou uma idéia de sentido negativo e apontamento de erros... Pode ser como realmente o texto diz, que as pessoas tenham um motivo para não gostar de recebr "críticas" ...Mas tenhamos cuidado para o DA não virar orkut , como o colega disse ali, em que os comentários são apenas recados indiretos, mensagens codificadas ou subliminares de: "seu desenho tá lindo, te amo, passa na minha galeria viu? comente o mesmo no meu desenho!"
Eu gostaria de receber mais críticas e comentários de determinadas pessoas do DA ,mas isso é impossível, além de eu ter respeito para com o tempo dessas pessoas em questão. Além disso eu não tenho coragem de pedir para alguém me watchar ou comentar em desenho algum meu. Sou adepto do, faça o que quiser, não tou nem aí. Só me respeite e respeite os outros.
Não estou querendo ser anárquico ou absolutista, só estou expondo minhas idéias acerca disso... Acho que realmente o texto é muito útil na questão de pesquisar sobre a pessoa que desenhou, se ela quer realmente receber críticas, quer ouvir elogios, quer desenhar por diversão, quer melhorar mesmo ... Mas aí caímos em outra polêmica que é o tempo. Fazer uma crítica decente para todos os desenhos é impossível para muitos. E para os poucos que receberiam ainda seria gastar tempo em análises. Não estou falando em escrever textos, mas acho que para uma crítica ser apresentável, no mínimo teríamos que passar 5 minutos analizando a arte em si... Cara, muita gente não quer ou não tem como perder isso de tempo para todas as obras. É mais fácil dizer que tá cute e lindo p/ evitar problemas , seja com a pessoa que desenhou, seja com o seu tempo... E ainda ao críticar,o texto deixa bem claro que temos que moderar as palavras, ter respeito com as palavras e o artista pois o comentário pode ser mal coomprendido e mal interpretado, o artista pode acabar te ignorando seja por uma grosseria intencional ou não-intencional... Ma isso faz parte da comunicação, nada é perfeito. Bom, mas pelo menos quando comento, reviso, corto, adiciono palavras ou frases para evitar ao máximo confusões que , acredite, acontece aos montes.

... Acho que estou perdendo o meu foco, não sei quanto tempo perdi escrevendo isso, mas acho que não perdi... É legal refletir às vezes sobre isso! Obrigado pela paciência de traduzir e ler isso(se aguentar XDD ) e obrigado à moça que escreveu o texto original . Tudo de bom e se aparecer outro texto assim, agradecerei dinovo ^^
Reply
:icontiggerfactory:
tiggerfactory Featured By Owner Apr 3, 2007
valeu por ofereceer seu tempo tb escrevendo essa reflexão, shingo ^^
realmente concordo com muita coisa q vc escreveu.
e tb não posso dizer q sou inocente nessa histporia pq eu gostaria muito de comentar muito mais, e eu mesma já comentei muitas vezes algo como 'q da loko' 'da hora' e derivados XD
Mas muitas vezes eu deixo de comentar pq realmente a meu ver o trabalho está muito bom. e mesmo se tiver alguns pequenos 'erros' aqui e ali, não influencia no resultado geral da obra. eu apenas digo se no caso, o artista pedir. e geralmente eu tb sempre checo os comentários antesriores para ver se os pontos q eu quero apontar já foram mencionados.
Se já foram, não há pq dizer novamente.
Reply
:iconroalmeh:
Roalmeh Featured By Owner Apr 3, 2007
Sempre quando critico algo, procuro utilizar esses termos. Muito bom o texto! <Merece ser favoritado
Reply
Add a Comment:
 
×

:icontiggerfactory: More from tiggerfactory





Details

Submitted on
April 2, 2007
File Size
14.2 KB
Thumb

Stats

Views
9,427
Favourites
70 (who?)
Comments
85