literature

Megaterio

Deviation Actions

BrunoKopte's avatar
By
Published:
0 Comments
897 Views

Literature Text

Pleistocene SA by BrunoKopte
Ah, me contaram que vamos ter uma peleja boa com o império, ficar independentes.

Não pensei duas vezes antes de alistar a mim e o meu megatério mais briguento, o Bastardo.

-Um jinete que participou da guerra de independência kavajana.

      Tão volumosos e pesados quanto os maiores elefantes khejali; lentos e quadrúpedes, mas capazes de se erguer nas pernas traseiras e o rabo troncudo. As grandes garras dianteiras servem para escavar, derrubar árvores e se defender: um megatério age como um urso, ficando em duas pernas e dando patadas fortes a ponto de lançar pessoas a metros de distância e quebrar-lhes os ossos. Isto, mais a pelagem avermelhada grossa e reforçada por osteodermas, significa que mesmo predadores extraordinários como grifos dificilmente conseguem matar um megatério.

     Formam o grosso do gado kavajano, a fonte de quase toda a carne que vira charque. Comem de tudo:  raízes desenterradas com as garras potentes, capim, cascas de árvore, arbustos, cactos, as folhas e frutos das árvores mais altas. Adoram abacates e ocasionalmente devoram carniça: são capazes de afugentar um predador da presa abatida, embora nunca ataquem por iniciativa própria. Megatérios escavam redes de túneis encontrados por toda Kavaja. Os primeiros silberines a chegar na região os usaram como abrigo e os seus lares são cavocados por megatérios até hoje.

     Os adultos são deixados soltos nos campos comunais das aldeias e cidades kavajanas, sob responsabilidade das fraternidades. Os jovens ficam em currais assim que nascem, os pais trazendo-lhes comida tal qual os pássaros indo e voltando ao ninho. A maioria é abatida logo após os pais deixarem de fazer isto, quando já estão de um tamanho razoável e sem os osteodermas que tornam o couro dos adultos tão impenetrável quanto uma armadura de placas. Os mais fortes são marcados e soltos assim que formarem um casal que se mantém pelo resto da vida. Quando um megatério morre, o seu par fica tão agressivo e perigoso que a fraternidade precisa mandar cavaleiros para abater o animal. Milícia kavajanas costumam contar com boleadeiras, cavalos, lanças, dardos, azagaias e um casal de megatérios: monstros, megatérios enlouquecidos, orcs e grupos de saqueadores são algumas das ameaças contidas por o que alguns estrangeiros descrevem "dois ursos do tamanho de elefantes em duas patas e garras grandes como o meu braço."

    Kavajanos aproveitam tudo de um megatério: carne e leite; quase todo o couro é reforçado demais para pergaminhos, mas é excelente para jaquetões, palas reforçados que podem ser enrolados no braço para duelos e as bandanas que todo kavajano prende na testa; as fezes são usadas como adubo e queimadas em fogueiras; o esqueleto do animal vira copos, remédios, pentes, palitos de dente, agulhas de costura, brasões, dados e estátuas; dezenas de metros de intestinos rendem cordas para arcos e guindastes.


Megatherium

Huge beast, unaligned

Armor Class 16 (natural armor)

Hit Points 126 (11d12 + 55)

Speed 40 ft., swim 20 feet.

STR              DEX         CON           INT           WIS          CHA
24 (+7)     9 (-1)     21 (+5)     3 (-4)     12 (+1)     6 (-2)

Senses passive Perception 11

Languages —

Challenge 6

  •  Grief-Mad. At the start of its turn, the megatherium can gain advantage on all gore attack rolls it makes during that turn, but attack rolls against it have advantage until the start of its next turn.

ACTIONS

  1. Gore. Melee Weapon Attack: +10 to hit, reach 10 ft., one target. Hit: 16 (2d8 + 7) piercing damage.
  2. Stomp. Melee Weapon Attack: +10 to hit, reach 5 ft., one prone creature. Hit: 23 (3d10 + 7) bludgeoning damage.
Mates for Life - Adult megatheriums form life-long pairs. If one of them dies, the other becomes insane, gaining the Grief-Mad trait, resistance to bludgeoning, piercing, and slashing damage, and it also can’t be charmed or frightened.
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In